sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Universo Paralello Festival - 2011/2012

Universo Paralello é um festival de música, arte e cultura alternativa que acontece de 2 em 2 anos na Bahia, durante a virada de ano. Em 2011 foi a minha primeira vez no UP (abreviação, como é mais conhecido) após ir pra Aurora e pegar o gosto pela 'coisa' eu decidi, sozinha, ir pro tão falado festival na Bahia. Após alguns meses de preparo (sim, falo de financeiro mesmo hahaha) comecei a comprar/fazer o seguinte:

-Ingresso (variavam de R$380 a R$520 se não me engano, não lembro o valor que comprei)
-Passagens pra Salvador (estava em torno de 160,00 ida e volta/comercial)
-Conseguir grana pra consumação (minha base era em torno de R$100 por dia)
-Conseguir grana pra ida de ferry boat (em torno de 60,00)
-Se arrepender de ir de ferry e voltar de translado (R$150)


Feito tudo isso e chegado o momento eu arrumei minha mala e fui, sozinha, feliz da vida pro festival!
Olha só a saga pra uma pessoa sozinha:

-Pegar bus pra Salvador numa quinta-feira à noite e chegar na sexta-feira cedinho lá.
-Encontrar/conhecer uma pessoa na rodoviária que vai pro festival e fazer amizade.
-Ir pegar o ferry boat (uma espécie de balsa que te leva pro outro lado mais rápido do que ir de carro ou van) com a pessoa que conheceu na rodoviária (sim, nesse momento o cara já era meu amigo e já estava carregando minha mala gigante de rodinhas que eu mal conseguia levantar rs).
-Após esperar uns bons minutos na fila do ferry/fila do bilhete/fila de entrar na balsa e finalmente atravessar, pegamos um bus pra Bom Despacho, e depois uma besta pra o festival que fica na praia de Pratigi, Município de Ituberá-BA.
-Chegando na cidade, tivemos que pegar um pau de arara (R$20) para ir até a entrada do festival, e depois pegar um carro (R$15) pra ir até o camping.

Cansativo, sim, e muito! Mas finalmente chegando no camping, após montar as barracas e organizar as coisas, fomos dar uma volta... E a gente simplesmente esquece de tudo que passou até chegar ali, naquele paraíso montado em 5km de praia! Gente, sério, é coisa de outro mundo! O festival é gigante, as pessoas são lindas, educadas e gente boa. Tem gente de todos os lugares DO MUNDO, dá pra ter noção do que é isso? Não encontrei ninguém de Alagoas, mas com certeza tinha alguma entre as mais de 20.000 pessoas que estava ali. A todo momento a gente encontrava algo novo, artes, malabares, decorações lindas... Eram 4 pistas: Chill Out, Main Floor, 303 Stage e UP Club. Fora isso tinha playground para as crianças, apresentações de circo, massagens, alongamento, enfim... Era MUITA coisa, muita informação para uma pessoa que nunca tinha ido a um festival na vida. Uma cidade montada no meio do nada, formada por pistas com música eletrônica tocando 24hrs por dia durante 7 dias seguidos, uma praça de alimentação que não deixava desejar em nada, vários campings, posto médico, chuveiros, sanitários... TUDO! Ah, rolou também shows de Arnaldo Antunes e Vivendo do Ócio. Eu poderia viver tranquilamente o resto da minha vida por ali, hahaha
Detalhe: os chuveiros são comunitários, divididos apenas dos lados por palhas... Foi difícil me acostumar com isso nos primeiros dias, eu tomava apenas um banho de verdade e era sempre a noite porque não tinha luz e ninguém via nada, mas depois do segundo dia eu já estava tomando banho durante o dia de boa. Sim, nua. A água era do mangue, fedia e você tinha que ficar o dia todo de biquíni entre banhos de mar, nos chuveiros abertos das pistas, andando muito durante o dia todo em areias, barros, enfim... Era muito desagradável você querer tomar um banho de verdade, enfrentar fila e ter que tomar banho de biquíni/sunga né? As pessoas não tinham malícia e nem todo mundo podia te ver, o lance era desapegar mesmo e lavar tudo direito, então não tinha outra opção. Liberdade!

Eu poderia ficar horas e horas falando sobre esse festival mas não daria aqui, além do mais tenho outros 2 posts para fazer sobre isso. Então fiquem com algumas fotos desta edição que falam por si mesma:






















Resumo: Passei 5 dias lá (por causa do trampo, não tenho férias, rs) e foram 5 dias maravilhosos que marcaram a minha vida, e me fez evoluir muito espiritualmente.

Dicas:
1- NUNCA leve malas de rodinhas e muito menos uma mala GIGANTE, isso parece óbvio mas não quando vc não tem experiência nenhuma com festivais! HAHAHA
2- Encontre alguém na rodoviária (ou no aeroporto se for o caso) que vai pra o festival e faça amizade! Sim, ir sozinha é bom, mas ter alguém com quem trocar ideias é melhor ainda!
3- Tenha paciência com tudo. O ferry demora, o calor é infernal, tem muuuuita gente, a bagagem é pesada e se você não tiver paciência você perderá todo o seu dia com raiva.
4- Se você não tiver paciência e saco, vale MUITO à pena comprar o translado!! Me arrependi muito de ter ido de ferry boat, apesar de ser bem mais barato, não compensa!

Beeeijo :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário